abril 14, 2022 / Cortinas Sob Medida

Você sabe quais são os principais tipos de cortinas sob medida? Cortinas sob medida são um tipo de cortina projetada por um único indivíduo ou empresa.

Elas são feitas para caber na janela e no espaço em que serão penduradas, geralmente com a ajuda de um padrão, sendo frequentemente vistas como uma alternativa elegante às cortinas prontas.

Tradicionalmente, as cortinas sob medida são feitas com materiais naturais como algodão, lã e seda. Mas mais recentemente tecidos sintéticos como poliéster e polipropileno tornaram-se opções populares.

5 principais tipos de cortinas sob medida

O importante é ter em mente que as cortinas sob medida vêm em muitos estilos e tecidos diferentes, para que você possa encontrar uma que seja perfeita para suas necessidades.

Elas tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos, à medida que as pessoas percebem o quão importante são para a decoração da sua casa.

São uma ótima maneira de adicionar um toque pessoal a qualquer ambiente e criar um estilo totalmente único para sua casa.

No nosso novo artigo, vamos explicar melhor quais são os principais tipos de cortinas sob medida. Entenda o conteúdo acompanhando o artigo abaixo.

5 principais tipos de cortinas sob medida

Cortinas sob medida são um tipo de cortina que foi projetada e feita especialmente para um cliente, que pode ter suas próprias ideias sobre o design.

Elas geralmente são feitas de diferentes materiais, como algodão, seda ou veludo; e podem ser usadas para tratamentos de janela em casas ou escritórios. Abaixo, veja quais são os 5 principais tipos de cortinas sob medida:

Cortinas sob Medida Loja Módulo 3 Decorações

Cortinas listradas

Cortinas listradas são um dos tipos mais populares de cortinas sob medida. São uma opção muito versátil, pois podem ser usados de muitas maneiras diferentes.

As cortinas listradas estão disponíveis em uma ampla gama de cores e padrões, e podem ser feitas para se adequar a qualquer tipo de janela. As listras costumam ser mais caras do que outros tipos de cortina, mas têm um visual atemporal, que nunca sai de moda.

Tecido listrado para cortina

O principal benefício desse tipo de cortina é que ela cria um visual dinâmico com seu padrão listrado. Outro benefício é que pode ser confeccionada em diversos tecidos, como algodão, poliéster e linho.

É comum as pessoas usarem cortinas listradas como forma de adicionar um pouco de personalidade ao seu quarto. Se você quer que sua casa pareça única, mas não sabe por onde começar, esta é a solução perfeita para você.

Cortinas floridas

No contexto do design, as cortinas não servem apenas para janelas e portas. Eles também podem ser usados para decorar um quarto de forma criativa.

Designers usam cortinas como elemento decorativo há séculos. A tendência mudou recentemente para designs florais, que geralmente são combinados com cortinas transparentes.

Cortinas floridas são ótimas opções de design porque adicionam uma camada extra de profundidade e textura a qualquer espaço.

Elas também podem ser usadas como pano de fundo para fotografia ou como parte de um projeto de design de interiores.

Cortina florida em tecido

Cortinas floridas são uma ótima opção para todos os estilos de design de interiores. Podem ser usadas para complementar qualquer ambiente e torná-lo mais feminino, romântico ou mesmo mágico.

A melhor maneira de escolher as cortinas certas é entender suas preferências pessoais e o estilo da sala. Se você tem um estilo moderno e minimalista, então você quer cortinas de cores claras que deixem entrar muita luz.

Se você tem um estilo de inspiração vitoriana, então você quer cortinas florais de cor escura, que darão uma sensação de profundidade e dimensão.

Cortinas de cor sólida

Cortinas de cores sólidas são um dos principais tipos de cortinas sob medida, e é por isso que são uma escolha popular.

As cores mais comuns para essas cortinas incluem branco, preto e cinza. Essas cores em particular são muito versáteis, e podem ser usadas em muitos cenários diferentes. E também ficam ótimas com outras cores neutras.

Cortinas de cores sólidas são uma ótima opção de design para qualquer ambiente. Com tantas cores para escolher, sempre há uma que se adapta ao seu estilo e personalidade.

Cortinas de cor sólida

Elas funcionam bem com estilos de decoração contemporâneos e tradicionais, e podem ser estilizadas de acordo com a preferência do proprietário.

Cortinas de cores sólidas têm muitos benefícios. Podem ser facilmente combinadas com cores diferentes, e são mais baratas do que outros designs, além de não exigirem muita manutenção.

Cortinas com estampa geométrica

Cortinas com estampa geométrica são ótimas para design de interiores. Permitem que você crie uma sensação de profundidade e espaço em seu quarto.

Os padrões e cores que são usados nas estampas geométricas podem ser alterados dependendo do estilo que você deseja alcançar, dando mais flexibilidade para suas escolhas.

As cortinas com estampa geométrica vêm em vários estilos, tamanhos e cores. Por isso é fácil encontrar uma que atenda às suas necessidades.

Cortina com modelos geométricos

Dessa forma,, são uma ótima maneira de decorar seu interior, já que podem adicionar um toque de cor ao seu espaço e torná-lo mais interessante.

Vale ressaltar que elas estão disponíveis em diferentes formas e tamanhos. Você também pode encontrá-las em diferentes cores, texturas e padrões.

Painéis de cortina, um dos principais tipos de cortinas sob medida

Os painéis de cortina são um dos principais tipos de cortinas sob medida. São projetados com um tema específico em mente, e geralmente vêm em diferentes cores, tecidos, designs e estilos.

Painéis de cortina podem ser usados de muitas maneiras diferentes. Podem ser pendurados como um divisor de quarto ou ser usados como uma parede característica, além de serem pendurados na parede para criar um efeito de design único.

Painéis de cortina estão disponíveis em vários estilos diferentes, incluindo:

  • Cortinas de painel simples;
  • Cortinas estampadas;
  • Cortinas bordadas;
  • Cortinas estampadas sob medida.

Textil Florence | Soluções em Telas Plásticas, Aviamentos, Tecidos e Acessórios para Cortinas

Tipos de tecidos para cortinas sob medida

O tecido para cortina é um item de longa duração e versátil. Pode ser usado de várias maneiras: como colcha, cortinas ou até mesmo para cobrir o encosto de um sofá. O material também é muito durável, e pode ser lavado regularmente sem perder sua forma ou cor.

Tecidos de cortina sob medida não são apenas para o lar; também estão disponíveis para o uso em ambientes comerciais, como restaurantes e hotéis. Eles vêm em diferentes cores, padrões, texturas e tamanhos, dependendo das necessidades do local.

Diferentes tecidos são usados dependendo do tipo de tratamento de janela. Os principais tipos de tecido são os seguintes:

MX Rocha Representante Abduche

Tecidos macios: incluem seda, chiffon e georgette. São ideais para cortinas leves, que precisam ser abertas.

Seda sintética: são feitos de poliéster ou viscose, que é um tipo de rayon. Vêm em uma variedade de cores, e muitas vezes têm um acabamento brilhante.

Tecidos naturais: incluem algodão e linho, que podem ser tecidos ou estampados com desenhos como estampas paisley ou padrões florais.

Mesmo assim, o tecido mais comum para cortinas é o algodão, que é uma fibra natural. Ele vem em muitas cores e texturas, e é fácil de trabalhar.

Promex Decor Marcos Rocha representante

O algodão é ótimo para cortinas porque cobre bem e não amassa facilmente. No entanto, precisa de alguns cuidados para mantê-lo com a melhor aparência.

O tecido de seda é usado há séculos na produção de tecidos finos, como roupas de seda e serigrafia. É muito durável e tem um brilho agradável à sua superfície.

A seda também cai bem, mas enruga facilmente, então você deve ter cuidado ao passar as cortinas de seda, ou elas perderão a forma rapidamente!

Como escolher o tipo de tecido certo para a cortina?

A cortina é a parte mais importante do seu quarto, e é o que as pessoas veem quando entram. A cortina pode fazer ou quebrar a aparência geral do seu quarto. Portanto, escolher o tecido de cortina certo é uma decisão crucial.

Existem muitos tipos diferentes de cortinas disponíveis no mercado, mas nem todos os tecidos são adequados para cada tipo de tratamento de janela. Se você quiser saber mais sobre o que se adequa ao seu tratamento de janela, considere alguns fatores como tipo de tratamento de janela, forma e tamanho e orçamento antes de comprar um tecido.

Quando se trata de escolher um tecido de cortina, existem dois fatores principais: textura e peso. A textura refere-se à sensação do material quando tocado, enquanto o peso refere-se à sensação de peso ou leveza em sua mão.

Textil Florence | Soluções em Telas Plásticas, Aviamentos, Tecidos e Acessórios para Cortinas

Tecidos diferentes têm propriedades diferentes. O tecido escolhido deve ser aquele que corresponde às suas necessidades e preferências. O tipo de tecido que você escolher também dependerá do cômodo onde sua cortina será pendurada.

Se você estiver procurando por um tecido leve, então o algodão seria uma boa escolha. Se você estiver procurando por um tecido mais resistente, então o linho pode ser melhor. Tudo vai depender do seu gosto.

Mesmo assim, ainda há muitos fatores a serem considerados ao escolher o tecido certo para uma cortina. Esses incluem:

  • O tipo de cortina que você está procurando;
  • O tamanho da janela em que você está pendurando;
  • O estilo do quarto;
  • Quanta luz está entrando pela janela.

Depois de ter esses fatores em mente, é hora de dar uma olhada no seu orçamento para definir qual tipo de tecido você deseja.

Textil Florence | Soluções em Telas Plásticas, Aviamentos, Tecidos e Acessórios para Cortinas

Quais são os benefícios de usar uma cortina personalizada?

Cortinas personalizadas são projetadas para atender às necessidades específicas dos indivíduos. Elas são feitas para se adequar a um determinado espaço, e também podem ser personalizadas com diferentes cores e texturas.

Cortinas personalizadas são uma ótima maneira de adicionar personalidade e estilo a um quarto. Os benefícios de usar cortinas personalizadas incluem a capacidade de escolher qualquer cor, padrão ou design desejado.

Textil Florence | Soluções em Telas Plásticas, Aviamentos, Tecidos e Acessórios para Cortinas

Outros benefícios de usar uma cortina personalizada incluem:

  • Personalização: o proprietário pode escolher a cor, textura, tecido, padrão e design que deseja para o seu quarto.
  • Durabilidade: as cortinas personalizadas são feitas com materiais de alta qualidade, que duram muitos anos.
  • Eficiência energética: as cortinas são uma maneira fácil de economizar dinheiro em custos de aquecimento;
  • Podem ajudá-lo a tornar sua casa ou escritório mais atraente com seus padrões e cores exclusivos.
  • São fáceis de instalar e remover. Você não precisa se preocupar em derrubá-las toda vez que quiser mudar a decoração do seu espaço;
  • São relativamente baratas quando comparadas a outras opções de decoração, como papel de parede, tinta ou móveis.

Cortinas sob medida também são ótimas para ambientes comerciais

Cortinas sob medida são uma ótima maneira de criar um ambiente comercial em qualquer espaço. Não apenas para escritórios, mas também podem ser usados em espaços de varejo e hotelaria.

Cortinas sob medida também podem ser usadas como ferramenta de branding. Por exemplo, se você tem um bar que precisa ter um visual elegante e moderno, as cortinas estilo bistrô farão o truque.

Podem atuar como divisórias entre as estações de trabalho, criar privacidade para os funcionários e fornecer uma camada extra de isolamento do mundo exterior.

Cortinas sob Medida Loja Módulo 3 Decorações

Essas cortinas também podem ser utilizadas em ambientes comerciais para dar credibilidade à empresa. Nesse caso, eles são usados como ferramenta de marketing da empresa e não apenas para fins de decoração.

Elas ajudam a dar uma impressão de qualidade, o que é especialmente importante em ambientes comerciais como hotéis ou restaurantes, onde as pessoas visitam com frequência.

Cortinas podem causar alergia? Como ficar atento a isto?

As alergias são causadas por uma reação do sistema imunológico a uma substância estranha. É por isso que é importante estar ciente do que desencadeia suas alergias. Mas afinal, as cortinas podem causar alergias?

Sim, as cortinas podem causar sintomas de alergia, como espirros, coceira e inchaço. A melhor maneira de evitar isso é manter a cortina sempre limpa e ficar atento quanto ao seu tecido, já que muitas das alergias relacionadas com as cortinas acontecem por conta do tecido escolhido.

Isso porque as alergias podem ser causadas pelos corantes e produtos químicos usados nas cortinas, ou pelos tecidos de que são feitas, ou ainda pela poeira e outras partículas que podem se depositar nelas.

Cortinas sob Medida Loja Módulo 3 Decorações

Como fazer a limpeza correta de cortinas?

A resposta a esta pergunta não é tão simples quanto parece. Você deve estar ciente dos diferentes tipos de cortinas e da melhor forma de limpá-las. Há muitas maneiras de limpar cortinas. Algumas pessoas usam um aspirador de pó, enquanto outras preferem tirar para lavá-las.

O mais importante na hora de limpar suas cortinas é usar as ferramentas certas para não danificá-las. Um aspirador de pó com uma escova macia será ideal para esse trabalho, mas se você não tiver um, pode usar as mãos.

Você também deve tomar cuidado para não usar muita pressão ao usar as mãos, pois isso pode causar danos ao tecido. Por último, certifique-se de limpar ao redor da cortina, bem como em cima dela, para que todas as partes tenham sido removidas da sujeira e poeira.

Como fazer a limpeza correta de cortinas?
Fonte: Freepik

Limpar as janelas e cortinas com um pano úmido não é recomendado, pois causará manchas de água e manchas na janela ou cortina, o que fará com que pareça velha e suja.

Mesmo assim, é importante entender que a melhor forma de limpar as cortinas pode variar de acordo com o tecido utilizado e de acordo com o tipo de sujeira presente nelas.

Como escolher a cor certa para a cortina para que ela complete o ambiente?

Existem vários fatores que devem ser considerados na hora de escolher a cor certa para a cortina para que ela complete o ambiente.

Primeiro, considere qual é a cor dominante em seu quarto. Em segundo lugar, considere o quão claro ou escuro é o local. Terceiro, considere que tipo de clima você deseja criar.

Pense também na função da cortina em determinado ambiente. O que será feito com esta cortina? Se for apenas uma peça decorativa na parede, opte por uma cor mais ousada como vermelho ou azul marinho.

Tecido decorativo para sofá: veja as características para saber como escolher

Se for usado como elemento em uma sala onde há outros elementos, use cores mais neutras, como branco ou cinza. Tenha em mente que a escolha certa da cor pode ser usada para mudar o humor de uma sala ou qualquer outro ambiente.

Também pode ajudar as pessoas a se sentirem mais confortáveis em um determinado local. Neste sentido, a cor da cortina deve complementar as cores das paredes e móveis, mas também trazer uma certa sensação ao seu espaço.

Encomende sua cortina sob medida com a Módulo 3 e tenha o melhor produto na sua casa ou empresa

Nossa empresa de cortinas sob medida está no mercado há quase 30 anos, acumulando muita experiência e qualidade nos serviços prestados.

São inúmeros projetos feitos com tecidos decorativos em nosso portfólio, o que faz com que a empresa seja uma das referências na cidade em projetos residenciais, comerciais e hotelaria.

A oferta de serviços como cortinas sob medida, persianas, colchas e almofadas, inclusive com tecidos personalizados, é um dos grandes diferenciais da empresa.

Conosco, você tem acesso a tendências mundiais em decoração e produtos diferenciados, além de uma grande variedade de artigos nacionais é um dos pontos fortes.

Entre em contato e faça já um orçamento. Nossos profissionais podem ajudar você a identificar o melhor tipo de cortina sob medida e, assim, melhorar ainda mais o ambiente onde ela ficará.

Posts Relacionados